sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUESTÕES ESTILO ENEM 5


01. Abandona-se um lápis L sobre a superfície de um líquido de duas formas distintas, conforme a figura abaixo.
I. O lápis é solto verticalmente. Ele submerge e, em seguida, vai à tona, onde fica flutuando:
  
II. O lápis é solto horizontalmente. Ele flutua, sem submergir:
  
A opção que melhor explica as situações (I) e (II) é:
A) A massa do lápis em (I) é maior que em (II).
B) A força que o lápis exerce sobre o líquido é maior em (I) que em (II).
C) A pressão do lápis sobre o líquido em (I) é menor que em (II).
D) A pressão do lápis sobre o líquido em (I) é maior que em (II).
E) A densidade do lápis na vertical é maior que na horizontal.
De acordo com a posição em que o lápis foi abandonado, temos que em I a pressão é maior devido à menor área de contato com a água.

02. (ACAFE-SC ) A figura a seguir representa a barragem de uma usina hidrelétrica com uma turbina localizada no ponto P. O comprimento do lago é x.

A pressão exercida pela água na turbina depende do(a):
A) diferença de altura entre o ponto P e a superfície da água.
B) volume de água represada.
C) comprimento do lago.
D) largura da barragem.
E) comprimento do canal onde está o ponto P.
A pressão depende da altura da coluna de água. (p = patm + µ.g.h)

03. Durante as obras de reforma da casa, ouviu-se esta conversa entre o proprietário e o pedreiro.
Proprietário: “João, devemos colocar outra caixa d’água ao lado da já existente e na mesma altura, pois a que aí está possui apenas 500 litros, insuficientes para o consumo da lavanderia. O ideal é acrescentar outra, também de 500 litros, e interligar as duas”.
Pedreiro: “Essa solução é boa, além de aumentar a reserva de água, também vai aumentar a pressão da água nas torneiras.
Analise o texto e assinale a opção correta.
A) A observação do pedreiro está correta, quanto a pressão.
B) A pressão nesse caso depende da altura partindo da torneira até a caixa d’água.
C) Para  aumentar a pressão o essencial seria aumentar o diâmetro dos canos de acesso das torneiras até a caixa d’água.
D) O proprietário está enganado em relação ao consumo d’água.
E) O ideal é ter apenas uma caixa d’água de 500 litros para a lavanderia e outra de 500 litros para o restante da casa.
O aumento da pressão só aconteceria se a caixa fosse elevada para pontos de maior altura.

04. O gráfico – fornecido por um fabricante de duchas para banho, conforme a figura – mostra a vazão, em função da pressão da água, para dois crivos (tampa frontal da ducha com furos) diferentes: econômico e normal.

Considerando uma ducha com o crivo econômico instalado e a pressão da água de 20 kPa, qual o volume,
em litros, aproximado de água utilizada num banho de 10 min?
A) 20     B) 100     C) 70     D) 50    E) 10
De acordo com o enunciado, devemos procurar no gráfico para crivo econômico uma pressão de 20 kPa. Sua correspondência é a vazão de aproximadamente 7 L/min. Num banho de 10 min, o volume de água será de: V = 7.10 = 70 L.

05. (GAVE ) Leia atentamente o texto seguinte:
Entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, sucedeu o  Big Bang , o acontecimento que deu origem ao nosso Universo. Toda a matéria e toda a energia que atualmente se encontram no Universo estavam concentradas, com densidade extremamente elevada (superior a 5 × 1016 kg.m –3) – uma espécie de ovo cósmico, reminiscente dos mitos da criação de muitas culturas – talvez num ponto matemático, sem quaisquer dimensões.Nessa titânica explosão cósmica, o Universo iniciou uma expansão que nunca mais cessou. À medida que o espaço se estendia, a matéria e a energia do Universo expandiam-se com ele e resfriavam-se rapidamente. A radiação da bola de fogo cósmica que então, como agora, enchia o Universo, varria o espectro electromagnético, desde os raios gama e os raios X à luz ultravioleta e, passando pelo arco-íris das cores do espectro visível, até as regiões de infravermelhos e das ondas de rádio.O Universo estava cheio de radiação e de matéria, constituída inicialmente por hidrogênio e hélio, formados a partir das partículas elementares da densa bola de fogo primitiva. Dentro das galáxias nascentes, havia nuvens muito mais pequenas, que simultaneamente sofriam o colapso gravitacional; as temperaturas interiores tornavam-se muito elevadas, iniciavam-se reações termonucleares e aparecera mas primeiras estrelas. As jovens estrelas quentes e maciças evoluíram rapidamente, gastando descuidadamente o seu capital de hidrogênio combustível, terminando em breve as suas vidas em brilhantes explosões – supernovas – e devolvendo as cinzas termonucleares –hélio, carbono, oxigênio e elementos mais pesados – ao gás interestelar,para subsequentes gerações de estrelas.O afastamento das galáxias é uma prova da ocorrência do  Big Bang ,mas não é a única. Uma prova independente deriva da radiação de micro-ondas de fundo, detectada com absoluta uniformidade em todas as direções do Cosmos, com a intensidade que atualmente seria de esperar para a radiação, agora substancialmente resfriada, do  Big Bang .
In: CarlSagan, Cosmos . Gradiva, Lisboa, 2001 (adaptado)
De acordo com o texto, selecione a alternativa correta.
A) A densidade do Universo tem aumentado.
B) Os primeiros elementos que se formaram foram o hidrogênio e oxigênio.
C) O Universo foi muito mais frio no passado.
D) O volume do Universo tem diminuído.
E) São provas da ocorrência do  Big Bang : a expansão do Universo e a detecção da radiação cósmica de fundo. a) ( F ) A densidade do Universo está diminuindo em virtude de sua expansão.
b) ( F ) Os primeiros elementos que se formaram foram o hidrogênio e o hélio.
c) ( F ) O Universo está resfriando-se e foi muito mais quente no passado.
d) ( F ) O volume está aumentando.
e) ( V )A expansão do Universo detectada pelo Efeito Doppler e a descoberta da radiação cósmica de fundo são evidências do  Big Bang.

06. O gráfico abaixo mostra as condições de dispersão de poluentes na atmosfera na região de Curitiba e Araucária, no ano de 2001. Dispersão aqui significa dissipação. Quando as condições são favoráveis, os poluentes são dissipados rapidamente, e quando não são favoráveis as partículas de poluição demoram a se dissipar, ficando mais tempo em suspensão e se acumulando na atmosfera.

Identifique a época do ano em que há mais condições desfavoráveis do que favoráveis à dispersão de poluentes.
A) Maio e Agosto    B) Agosto e Setembro    C) Julho e Novembro    D) Abril e Maio    E) Março e Junho
Podemos observar como entre Maio e Agosto as condições desfavoráveis à dispersão prevalecem, enquanto no restante do ano, encontramos geralmente condições favoráveis à dispersão.

07. O orifício de uma câmara escura está voltado para o céu, numa noite estrelada. A parede oposta ao orifício é feita de papel vegetal translúcido. Um observador que está atrás da câmara, se olhasse diretamente para o céu, veria o Cruzeiro do Sul conforme o esquema I. Olhando a imagem no papel vegetal, por trás da câmara, o observador  vê o Cruzeiro conforme o esquema:

A) I      B) II      C) III      D) IV      E) V

08. O fantasma de Pepper é uma das ilusões de óptica mais fascinantes e conhecidas em todo o mundo. Na versão popularizada no Brasil como a casa de Monga , ela consiste em um dispositivo no interior do qual uma moça parece transformar-se em um gorila. Pepper aperfeiçoou o conceito criado por Dircks com a introdução de uma lâmina de vidro plana inclinada de 45o e suficientemente grande para cobrir o palco de um pequeno teatro. Através da regulagem conveniente do iluminamento dos ambientes, tornou-se possível, a partir de então, produzir imagens fantasmagóricas que encantaram multidões, inicialmente nas apresentações do próprio John Pepper e depois nas feiras de diversões pelo mundo afora.
Para compreender-se melhor o princípio de funcionamento do fantasma de Pepper,
observemos a Figura.
               
Nela pode-se perceber que existem dois compartimentos de mesmo tamanho e perpendiculares entre si. Em um deles, visível ao público, está colocado simplesmente um piano; no outro compartimento vizinho, de paredes enegrecidas e oculto do público, encontra-se um ator vestido de fantasma, em posição tal que parece estar tocando um piano.                                         

O filme “O ilusionista” usa esse truque. De acordo com o texto esse truque de mágica ocorre devido ao fundamento físico da:
A) reflexão parcial da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
B) refração da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
C) polarização da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
D) reflexão total da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
E) difusão das cores dos raios luminosos.
Quando a luz viaja através de um meio para outro, uma parte dessa luz é transmitida e outra parte é refletida na interface entre os dois meios. As quantidades relativas de luz que são transmitidas e refletidas dependem da razão entre os índices de refração dos dois meios assim como do ângulo de incidência da luz na interface. Para uma incidência normal, quando a luz viaja do ar para o vidro, mais ou menos 4% desta luz incidente é refletida, enquanto os 96% restantes são transmitidos para este segundo meio.

09. No mundo de ficção de Harry Potter criado pela autora J.K. Rowling as vassouras voadoras são um dos meios de transporte mais populares entre os bruxos e bruxas, e são também usadas para os jogos no mundo mágico, como o quadribol. Assim como no mundo dos trouxas há os aficcionados por carros, no mundo dos bruxos há toda uma cultura relacionada às vassouras. Os estudantes do primeiro ano de Hogwarts não podem ter vassouras na escola, mas, a regra é quebrada por Harry para que ele possa jogar no time de quadribol.

                                                    
No quadro abaixo temos algumas vassouras com suas velocidades máximas.

Vassoura
Velocidade

Oakshaft 79

34 000 m/h
Cleansweep 11

80 km/h
Comet 140

3 000 000 cm/h
Firebolt

4 km/min

Moontrimmer

0,0277 km/s

Twigger 90

2030 hm/h
Nimbus 2000

44,5 m/s

Shooting Star

800 dam/h

A vassoura mais veloz é a:
A)  Oakshaft 79        B) Comet 140       C) Nimbus 2000     D) Firebolt    E) Twigger 90
V1 = 34.000 m/h = 34 km/h  
V2 = 80 km/h   
V3 = 3.000.000 cm/h = 30 km/h 
 V4 = 4 km/min = 4.60 = 240 km/h (esta é a maior)
 V5 = 0,0277 km/s = 0,0277.3600 = 99,72 km/h 
 V6 = 2030 dm/h = 203 km/h 
 V7 = 44,5 m/s = 44,5.3,6 = 160,2  km/h 
 V8 = 800 dam/h =  80 km/h .

10. Em um certo dispositivo acústico, dois tubos, em forma de U, estão conectados um ao outro, como mostrado na figura I:
                           
O tubo superior pode ser movimentado, enquanto permanece conectado ao tubo inferior. Dessa forma, o comprimento L1, indicado na figura I, pode ser alterado. As bases dos tubos têm o mesmo comprimento d. O tubo inferior é fixo e o comprimento L2 mede 50 cm. Na lateral esquerda desse tubo, há uma abertura, onde está conectado um pequeno alto-falante, que emite um som com freqüência de 1,7 kHz. O som propaga-se pelos tubos inferior e superior. Senhor Spok (Comandante da Interprise e conhecedor de ciência aplicada) ouve o som que é produzido nesse dispositivo por uma outra abertura lateral no tubo inferior, localizada no lado oposto ao do alto-falante. Quando o tubo superior é movimentado, lentamente, para cima, a intensidade do som que essa pessoa ouve varia, como representado no gráfico da figura II.
Considerando essas informações, por que a intensidade desse som aumenta e diminui, alternadamente, como representado na figura II.
A) Trata-se de interferência construtiva e destrutiva.
B) Trata-se de uma polarização.
C) Trata-se de uma difração.
D) Trata-se de uma reflexão.
E) Trata-se de uma ressonância.
Só há uma explicação para um som que aumenta e diminui sua intensidade alternadamente. Trata-se de interferência construtiva e destrutiva. Se a interferência será construtiva ou destrutiva, dependerá da diferença das distâncias percorridas pelas ondas dentro do tubo móvel. Se as ondas encontram crista com vale, ou seja, região de maior e menor pressão, a interferência é destrutiva e o som é fraco. Se as ondas se encontram crista com crista, regiões de alta pressão, a interferência é construtiva e se ouve um som mais alto.

11. Em termos energéticos, a eficiência ou rendimento de um veículo está associada à razão entre a energia consumida por ele e o trabalho útil de transporte que realiza. Este trabalho depende da carga (peso) que carrega ao percorrer uma certa distância. Quanto menos energia consumir para transportar um certo peso, mais eficiente ele é. Na tabela abaixo, apresentam-se alguns meios de transporte e a energia que consomem para transportar uma pessoa, por quilômetro rodado:    

Com base nos dados apresentados nessa tabela, assinale a opção correta:
A) O meio mais eficiente é o ônibus.
B) O uso de uma bicicleta comparado ao uso de um carro transportando apenas um passageiro apresenta mais vantagens do que desvantagens.
C) O mais eficiente é sempre o melhor, por que produz muita energia.
D) Um veículo é mais eficiente quando é mais veloz.
E) Um carro transportando apenas um passageiro é menos eficiente do que um carro transportando apenas cinco passageiros.
I. Pela definição apresentada de eficiência, a bicicleta é o mais eficiente;
II. Vantagens e desvantagens da bicicleta: é muito mais eficiente do ponto de vista energético, não polui o ambiente, dependendo do trajeto evita ficar parado no trânsito (podendo até ser mais rápida), mas pode ser mais cansativa e oferecer menos segurança. Automóvel com 1 passageiro: mais rápido (dependendo do trajeto), pode
ser menos cansativo, mais seguro e confortável (também depende das condições de trânsito e outros fatores pessoais), mas é menos eficiente, consome combustível, polui o ambiente, contribui com maior congestionamento de trânsito.
III. Não, como indica a resposta (II). Outros fatores devem ser considerados.
IV. Não, pois o mais veloz pode consumir mais energia.

12. A tabela abaixo mostra componentes eletroeletrônicos de uma residência, com suas respectivas especificações e tempo médio de uso diário em horas, por elemento.
             
Buscando minimizar o gasto mensal, os moradores dessa residência resolveram retirar duas lâmpadas e reduzir o uso do chuveiro e do ferro elétrico em 30 minutos cada. Com esta atitude, conseguiu-se uma economia de
A) 22,5%    B) 25,0%    C) 27,5%    D) 30,0%    E) 32,5%
Calculando a energia total consumida temos:
ELÂMPADA = 6.100.2.30 = 36 000 Wh = 36 kWh.
ETELEVISOR = 500.4.30 = 60 000 Wh = 60 kWh.
ECHUVEIRO = 2400.1,5.30 = 108 000 Wh = 108 kWh.
EFERRO = 1200.1.30 = 36 000 Wh = 36 kWh.
ETOTAL = 36 + 60 + 108 + 36 = 240 kWh.
Agora com as reduções temos:
ELÂMPADA = 4.100.2.30 = 24 000 Wh = 24 kWh (menos 2 lâmpadas).
ECHUVEIRO = 2400.1.30 = 72 000 Wh = 72 kWh (menos 30 min =0,5 h).
EFERRO = 1200.0,5.30 = 18 000 Wh = 18 kWh.
E’TOTAL = 24 + 60 + 72 + 18 = 174 kWh.
Então para calcular a redução faremos: ΔE = 240 – 174 = 66 kWh, logo;
240 kWh ------------ 100%
66 kWh -------------- x %
X = 6600/240 = 27,5 %.

13. Após ser eleito, um deputado federal mudou-se da cidade do Rio de Janeiro para Brasília. Aqui chegando, constatou a necessidade de adquirir transformadores para poder utilizar os seus eletrodomésticos na nova residência, já que a diferença de potencial, também chamada de tensão elétrica, é de 110 V, nas residências da cidade de origem, e de 220 V, nas residências de Brasília.
Um transformador é um equipamento que permite a modificação da tensão aplicada aos seus terminais de entrada, podendo produzir, nos terminais de saída, uma tensão maior ou menor do que a de entrada. Do ponto de vista construtivo por duas bobinas independentes, enroladas sobre um núcleo de ferro. A bobina ligada à fonte de tensão (tomada residencial) é chamada de "primária" e a bobina ligada aos eletrodomésticos, de "secundária".
Com o auxílio das informações contidas no texto e focalizando o transformador ligado a uma tomada para fornecer energia à geladeira da família do deputado, podemos concluir que.
A) Ao alimentar a geladeira, o transformador converte energia elétrica em energia mecânica.
B) A potência que a bobina secundária do transformador fornece à geladeira é maior do que a potência que a bobina primária recebe.
C) Mesmo nos períodos em que a geladeira estiver desligada, haverá corrente elétrica circulando na bobina primária do transformador.
D) Suponha que o transformador seja desconectado da tomada e que sua bobina de 220 V seja conectada a um conjunto de 20 baterias de automóvel, de 12 V, ligadas em série. Nessa situação, a geladeira será alimentada com uma tensão igual a 120 V e funcionará normalmente.
E) O uso do transformador é desnecessário, pois os aparelhos podem ser utilizados em qualquer tensão elétrica.
(I) O transformador é um dispositivo elevador ou rebaixador de tensão elétrica.
(II) Nos transformadores ideais, a potência elétrica na bobina primária é igual à fornecida à bobina secundária.
Nos transformadores reais, a potência elétrica na bobina primária é maior do que a fornecida à bobina
secundária.
(III) Há uma ddp entre a bobina primária e a bobina secundária.
(IV) Os transformadores só funcionam quando têm seus terminais ligados a uma fonte de corrente alternada.
As baterias fornecem corrente contínua.

14. Em uma festa infantil, um mágico apresenta para as crianças dois ímãs em forma de barra, e mostra que, dependendo do lado com que são aproximados os imãs entre si, eles se grudam, ou se repelem.
Então, o mágico joga uma das barras para longe e a outra permanece sobre uma mesa de madeira, na qual
nitidamente a barra não fica grudada. De repente essa barra levita sobre a mesa. Uma menina mais curiosa
olha por debaixo da mesa, esperando encontrar um terceiro ímã, mas vê apenas um fio enrolado. Admitindo
se tratar de um fio de cobre encapado com plástico, como explicar a levitação?
A) O mágico, sem ninguém perceber, aqueceu a madeira da mesa, que, dependendo da temperatura, pode virar um ímã quando próxima do cobre.
B) Ímãs de cobre têm magnetismo variável naturalmente: ora o campo magnético aparece, ora desaparece.
C) O ímã na forma de fio de cobre estava encapado com plástico, o que blindava seu magnetismo permanente; o mágico discretamente tirou o plástico.
D) Ímãs na forma de fio de cobre variam proporcionalmente seu magnetismo com a temperatura; o mágico
discretamente aumentou a temperatura, fortalecendo o campo magnético.
E) Corrente elétrica gera campo magnético; o mágico discretamente ligou uma fonte de energia elétrica ao fio.

15. A figura mostra um tipo de “gato”, prática ilegal e extremamente perigosa usada para roubar energia elétrica. 

Esse “gato” consiste em algumas espiras de fio colocadas próximas a uma linha de corrente elétrica alternada de alta voltagem. Nas extremidades do fio que forma as espiras, podem ser ligadas, por exemplo, lâmpadas, que se acendem. O princípio de funcionamento desse “gato” consiste:
A) As espiras funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.
B) As espiras funcionam como geradores, captando energia elétrica através de um campo elétrico.
C) As espiras funcionam como receptores, captando energia elétrica através de um efeito fotoelétrico.
D) As espiras funcionam como ímãs que captam a energia elétrica por meio de um eletroímã.
E) As espiras não tem nenhuma relação com o fato, mas sim, os cabos de alta tensão que liberam energia elétrica de forma dissipativa.
A corrente elétrica alternada cria um campo magnético oscilante, que se propaga em seu entorno, atravessando essas espiras. Nas espiras atravessadas por linhas de campo magnético variável aparece uma força eletromotriz induzida capaz de fornecer energia elétrica para acender lâmpadas, por exemplo. Nesse caso, as espiras funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.







sábado, 20 de outubro de 2012

QUESTÕES ESTILO ENEM 4


01. (UFCG) Recentemente, confirmou-se a existência do exoplaneta HD74156d pertencente ao Sistema HD74156 na constelação de Hydra. Exoplanetas são corpos em órbita de estrelas fora do sistema solar e com órbitas permanentes. Trata-se do primeiro planeta teoricamente previsto desde a descoberta de Netuno em 1840. Veja o quadro que apresenta algumas características das órbitas para três dos exoplanetas do sistema, incluindo o HD74156d:


Com base nas informações, pode-se afirmar que:
A) dos três planetas, o HD74156c é o que tem uma órbita cuja forma mais se aproxima de uma circunferência.
B) o valor de X, no quadro, e, certamente, menor que 0,29 ua.
C) como o semieixo maior da órbita do planeta HD74156d é 3,4 vezes o semieixo maior da órbita do planeta HD74156b, o valor de W, no quadro, é 3,4 vezes 1,1 x 105 dia2/(ua)3.
D) o valor 1,1 x 105 dia2/(ua)3 é próximo do valor para o sistema solar.
E) o valor de X, no quadro, é comparável com o semieixo maior da órbita da Terra em torno do Sol.
a) FALSA. Quanto menor for a excentricidade, mais a órbita se aproxima de uma circunferência (no caso seria o planeta HD74156d).
b) FALSA. Como o período é maior, o semieixo maior também será maior, isto é, X > 1,0. (terá que desenvolver um maior deslocamento).
c) FALSA. O valor de W é constante, isto é, 1,1.105, conforme a terceira lei de Kepler (lei dos períodos).
d) VERDADEIRA. Para o sistema solar, temos: T2/a3 = (365d)2/(ua)3 = 133225 d2/(ua)3 = 1,3.105 d2/(ua)3.
e) FALSA. Porque o ano do planeta é quase 7 vezes o ano terrestre. (7 x 365 = 2555 dias, onde 1 ano terrestre vale 365 dias)

02. O texto a seguir tem quatro expressões maiúsculas que se referem ao fenômeno de reflexão da luz ou ao fenômeno de refração da luz.

"Estamos numa manhã ensolarada. A LUZ DO SOL ATRAVESSA A ÁGUA DA PISCINA,(1) ILUMINANDO O FUNDO (2) que parece estar mais acima. Na sala, a luz do sol, que PASSA PELA VIDRAÇA, (3) é ESPALHADA PELAS PAREDES BRANCAS, (4) tornando a sala ainda mais clara.

A reflexão da luz é o fenômeno principal correspondente às expressões
A) 1 e 2    B) 1 e 3    C) 2 e 3    D) 2 e 4    E) 3 e 4 
Em (1) e (3) temos uma refração da luz; em (2) e (4) temos uma reflexão da luz.

03. (UFU-MG) No quadro, são apresentadas as características das imagens formadas por espelhos côncavo e convexo, para diferentes posições do objeto relativas ao espelho.


É correto afirmar:
A) O espelho convexo é adequado para se fazer barba, já que sempre forma imagem maior e direita,
independente da posição do objeto.
B) O espelho convexo é adequado para uso como retrovisor lateral de carro, desde que sua distância focal seja maior que o comprimento do carro, pois só nessa situação a imagem formada será direita e menor.
C) O espelho côncavo é adequado para o uso como retrovisor lateral de carro, já que sempre forma imagem
direita, independente da posição do objeto.
D) O espelho côncavo é adequado para se fazer barba, desde que o rosto se posicione, de forma confortável,
entre o foco e o centro de curvatura.
E) O espelho côncavo é adequado para se fazer barba, desde que a distância focal seja tal que o rosto possa se posicionar, de forma confortável, entre o foco e o vértice.
Objetos colocados entre o foco e o vértice de espelhos côncavos fornecem imagens virtuais, direitas e ampliadas. Já para os espelhos convexos, independentemente da posição do objeto, a imagem formada é virtual, direita e menor.

04. Mãe e filha visitam a "Casa dos Espelhos" de um parque de diversões. Ambas se aproximam de um grande espelho esférico côncavo. O espelho está fixo no piso de tal forma que o ponto focal F e o centro de curvatura C do espelho ficam rigorosamente no nível do chão. A criança para em pé entre o ponto focal do espelho e o vértice do mesmo. A mãe pergunta à filha como ela está se vendo e ela responde:
A) "Estou me vendo maior e em pé."   
B) "Não estou vendo imagem alguma."   
C) "Estou me vendo menor e de cabeça para baixo."   
D) "Estou me vendo do mesmo tamanho."   
E) "Estou me vendo em pé e menor."
Como a criança se encontra entre o foco e o vértice do espelho, teremos uma imagem virtual, direita e maior que o objeto.

05. Na figura abaixo temos um modelo de uma usina solar térmica.


Conforme o esquema dado na figura, podemos concluir que:


Em 1
Em 2
Em 3
Em 4
A)
temos um fenômeno óptico da reflexão da luz
o receptor converte energia não elétrica em elétrica
há conversão de energia térmica em solar e posteriormente em elétrica
há uma mudança de estado físico de gasoso para sólido
B)
temos um fenômeno óptico da reflexão da luz
o receptor converte energia elétrica em não elétrica
há conversão de energia cinética em térmica e posteriormente em elétrica
há uma mudança de estado físico de gasoso para líquido
C)
temos um fenômeno óptico da reflexão da luz
o receptor converte energia não elétrica em elétrica
há conversão de energia térmica em cinética e posteriormente em elétrica
há uma mudança de estado físico de gasoso para líquido
D)
temos um fenômeno óptico da refração da luz
o receptor converte energia não elétrica em elétrica
há conversão de energia térmica em cinética e posteriormente em elétrica
há uma mudança de estado físico de gasoso para sólido
E)
temos um fenômeno óptico da reflexão da luz
o receptor converte energia elétrica em não elétrica
há conversão de energia solar em térmica e posteriormente em elétrica
há uma mudança de estado físico de gasoso para líquido

06. Ana Maria, modelo profissional, costuma fazer ensaios fotográficos e participar de desfiles de moda. Em trabalho recente, ela usou um vestido que apresentava cor vermelha quando iluminado pela luz do sol. Ana Maria irá desfilar novamente usando o mesmo vestido. Sabendo-se que a passarela onde Ana Maria vai desfilar será iluminada agora com luz monocromática verde, podemos afirmar que o público perceberá seu vestido como sendo:
A) verde, pois é a cor que incidiu sobre o vestido.
B) preto, porque o vestido só reflete a cor vermelha.
C) de cor entre vermelha e verde devido à mistura das cores.
D) vermelho, pois a cor do vestido independe da radiação incidente.
E) laranja, devido a mistura das cores.
Quando a luz branca (luz do Sol) atinge uma superfície vermelha, os pigmentos deste corpo absorvem todas as cores e refletirem a cor ver­melha. Se o corpo for iluminado por uma fonte de luz verde, ele não terá como refletir a luz verde incidente. Neste caso, o corpo parecerá ao observador como negro. 
cor X + cor X = cor X.
cor X + branco = cor X.
cor X + cor Y = preto.

07. No quadrinho, todas as polias são fixas.


- Certo, certo, você venceu: você pode me levantar com uma só mão...
De acordo com o quadrinho, assinale a opção correta.
A) Quanto maior o comprimento da corda, mais fácil o macaco consegue levantar o elefante.
B) Quanto menor o comprimento da corda, mais fácil o macaco consegue levantar o elefante.
C) Quanto maior o número de polias móveis, mais fácil o macaco consegue levantar o elefante.
D) Quanto maior o comprimento da polia, mais fácil o macaco consegue levantar o elefante.
E) Quanto maior o comprimento da barra de sustentação das polias, mais fácil o macaco consegue levantar o elefante.
Pela relação FR = P/2n-1, onde P é o peso do elefante e n é o número de polias móveis, percebemos que a força é inversamente proporcional ao número de polias.

08. A figura abaixo representa um braço humano em repouso, com a mão e o antebraço na horizontal. O equilíbrio da parte horizontal deve-se à composição das forças verticais  (peso do conjunto mão-antebraço),  (exercida pelo músculo bíceps) e  (reação no cotovelo). A figura de baixo é um diagrama mecânico dessa situação.

Nessas figuras, as três forças verticais estão corretamente representadas quanto à sua posição, direção e sentido, mas não quanto à sua intensidade. Podemos concluir que:
A) A força de maior intensidade é a .
B) A força de maior intensidade é a .
C) A força de maior intensidade é a .
D) Todas têm a mesma intensidade de força.
E) É impossível identificar a maior força entre eles.
Das três forças,  é a que tem maior intensidade de força. Como a parte horizontal do braço está em equilíbrio, a resultante das forças que atuam sobre ele deve ser nula, assim: F = P + R.

09. (U.GAMA FILHO – RJ) O professor Augusto se dirige para a sala de aula, levando consigo a régua de desenho. As figuras mostram três maneiras pelas quais o professor pode transportar a sua régua: apoiada em uma de suas mãos e no ombro (figuras 1 e 2) e apoiada apenas no ombro (figura 3).



A respeito da intensidade da força que a régua exerce sobre o ombro do professor Augusto, é correto afirmar que:
A) é menor em 1.
B) é menor em 2.
C) é menor em 3.
D) é a mesma em 1 e 2 e maior em 3.
E) é a mesma nas três situações.
Existem 3 forças atuando:
1) O peso P da régua, aplicado no seu centro de gravidade (para baixo)
2) A força F exercida pelo braço do professor
3) A reação normal N do ombro contra a régua (para cima)
a) Na figura 1 a força F está apontada para baixo ----> N = P + F
b) Na figura 2 a força F está apontada para cima ----> N = P - F
c) Na figura 3 não existe a força F ----> N = P
É óbvio que o menor valor de N ocorre na figura 2.

10. Para carregar quatro baldes idênticos, Nivaldo pendura-os em uma barra, como mostrado nesta figura. Essa barra é homogênea e possui suportes para os baldes, igualmente espaçados entre si, representados, na figura pelos pontos escuros. Para manter uma barra em equilíbrio, na horizontal, Nivaldo a apóia, pelo ponto médio, no ombro. Nivaldo, então, removeu um dos baldes e rearranja os demais de forma a manter a barra em equilíbrio, na horizontal, ainda apoiada pelo seu ponto médio. Assinale a alternativa que apresenta um arranjo POSSÍVEL para manter os baldes em equilíbrio nessa nova situação.

A)                                                      






B)     






C)






D)                                                     







E)







O sistema se mantém em equilíbrio, isso significa que não existe força atuando no sentido de tombar a haste que contém os baldes pendurados, ou seja, não há força resultante na vertical. É preciso encontrar uma nova configuração que mantenha o equilíbrio, ou seja, mantenha a soma das forças que atuam na vertical igual a zero, de acordo com a primeira lei de Newton. A única opção em que o equilíbrio pode ser mantido é na opção “A”, pois é a única opção que mantém constante o produto do peso dos baldes e suas distâncias ao ombro do tal Nivaldo. Nas alternativas “B”, “D” e “E” a barra tomba para a esquerda e na alternativa “C” ela tomba para a direita. Veja a figura.

P.3x = P.x + P.2x.


11. (UFMG 2003) Fazendo uma experiência com dois ímãs em forma de barra, Júlia colocou-os sob uma folha de papel e espalhou limalhas de ferro sobre essa folha. Ela colocou os ímãs em duas diferentes orientações e obteve os resultados mostrados nas figuras I e II.


Nas figuras, os ímãs estão representados pelos retângulos. Com base nessas informações, é correto afirmar que as extremidades dos ímãs voltadas para a região entre eles correspondem ao pólos
A) norte e norte da figura I e sul e norte da figura II.
B) norte e norte da figura I e sul e sul da figura II.
C) norte e sul da figura I e sul e norte da figura II.
D) norte e sul da figura I e sul e sul da figura II.
E) sul e sul da figura I e norte e norte da figura II.
Na figura I, claramente se percebe as linhas de indução do campo magnético formadas pela limalha saindo do pólo de um dos ímãs e entrando no pólo oposto do outro. Esta configuração somente será possível se os ímãs estiverem com os pólos opostos de frente um para o outro. Então, na figura I, os pólos são norte e sul, descartando assim as alternativas A, B e E. O que ocorre na figura II é exatamente o contrário. A configuração ali obtida somente será possível se os ímãs estiverem com os pólos iguais um de frente pro outro. Claramente você pode observar que as linhas de indução do campo magnético se repelem, que será possível somente em D e E, como o item E já está errado, a resposta correta é o D.

12. (UNOESC-SC) Certa vez, um mineiro, estando no extremo sul do Chile, enviou para São Paulo, por meio de um amigo, uma determinada quantidade de ouro, cuidadosamente pesada numa balança de molas. Quando o ouro foi entregue, pesava menos do que antes e o amigo foi preso por furto. Considerando que os dois locais estão na mesma altitude, pode-se afirmar que a prisão foi:
A) justa, pois a massa de ouro entregue foi menor.
B) injusta, pois a aceleração da gravidade é menor no extremo sul do Chile do que em São Paulo.
C) injusta, pois a aceleração da gravidade é maior no extremo sul do Chile do que em São Paulo.
D) justa, pois o ouro deveria ter o mesmo peso nos dois locais.
E) justa, pois o ouro deveria ter peso maior em São Paulo.
Quanto mais próximo dos pólos, maior a aceleração da gravidade, pois, g = G.M/R2.

13. (UFSC 2011)  No urbanismo e na arquitetura, a questão da acessiblidade tem recebido grande atenção nas últimas décadas, preocupação que pode ser verificada pela elaboração de normas para regulamentar a acessibilidade.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma NBR 9050 elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade, define:

- Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
- Rampa: Inclinação da superfície de piso, longitudinal ao sentido de caminhamento. Consideram-se rampas aquelas com declividade igual ou superior a 5%.
A figura apresenta uma rampa com 5% de inclinação, sobre a qual se encontra uma pessoa em pé e parada. Para facilitar a visualização, o desenho não está apresentado em escala.

A inclinação das rampas deve ser calculada segundo a seguinte equação:


Considerando as informações acima apresentadas, assinale o item correto:
A) Ao subir na rampa percebe que sobre a pessoa atuam a força peso e a força centrípeta.
B) Devido ao atrito estático que existe entre a pessoa e a rampa, a pessoa pode caminhar com segurança sobre a mesma.
C) O coeficiente de atrito mínimo para que a pessoa não deslize ao caminhar nesta rampa é igual a c/h.
D) Uma rampa com inclinação de 10% apresenta o dobro da altura de uma rampa de declinação de 5%.
E) Quanto maior a inclinação, menos esforço a pessoa realiza ao subir.

14. O atrito no passado.
Citado por Harris (1966) em seu livro sobre mancais de rolamento, refere-se a uma ilustração mostrando assírios movimentando um enorme bloco de pedra apoiado em pranchas dispostas sobre roletes. A data provável é 1100 A.C., o peso do bloco e treno foi estimado em 7 x 104 N (7 ton.), e o número máximo de homens puxando igual a 8.
Transporte de um colosso Assírio a cerca de 1100 A.C.

Assumindo que cada escravo pudesse exercer também uma força de 800 N, o coeficiente de atrito de rolamento correspondente seria de:
A) 0,04     B) 0,02     C) 0,2     D) 0,25     E) 0,5
F = FAT = µ.P  µ = F/P = (8.4.800)/7.104 = 32.102/7.104 = 4,5.10-2 = 0,0045.

15. Leia o texto abaixo.
O Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, iniciou o processo de fabricação do primeiro protótipo de trem urbano de levitação magnética, o Maglev Cobra, um projeto concebido pelo Coope/UFRJ... Depois dos testes, o governo do estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando os aeroportos Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont utilizando o trem magnético... Além da vantagem de não poluir o meio ambiente, o veículo poderá aproveitar os trajetos de vias férreas e do metrô já construídas, aproveitando o espaço entre os trilhos. Alguns países como China e Coréia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades. A tecnologia que está sendo desenvolvida para a Maglev Cobra é especificamente para transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado, seja em movimento.
Essa levitação magnética citada no texto pode ser conseguida utilizando-se o conhecimento de que:
A) os pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e os de nomes diferentes se atraem.
B) os pólos positivos se repelem e os negativos se atraem.
C) ao cortar um ímã ao meio,ele formará dois outros ímãs com apenas um pólo cada um.
D) o pólo norte repele o pólo sul.
E) os pólos magnéticos só aparecem em ímãs.

16. (UCS-RS 2011) Um cientista, querendo imitar o Homem-Aranha, herói dos quadrinhos, coloca ventosas de plástico nas mãos e nos joelhos para, com o auxílio delas, escalar a parede de uma sala e ficar de cabeça para baixo, no teto. Se ele conseguir, qual agente físico estará compensando a força peso, fazendo com que o cientista não caia?
A) Força elétrica nas ventosas.
B) Força antigravitacional nas ventosas.
C) Força adesiva química.
D) Pressão atmosférica.
E) Atração gravitacional da parede.

17. Quando você está na lanchonete tomando um refrigerante num copo com canudo, o líquido sobe em direção à sua boca, em virtude de
A) a pressão no interior da sua boca ser maior do que a pressão atmosférica.
B) a pressão atmosférica e da sua boca serem iguais.
C) a pressão atmosférica ser variável em função do volume do refrigerante.
D) a pressão atmosférica ser maior que a pressão na boca e "empurrar" o líquido no canudo.
E) a pressão atmosférica da sua boca não interferir ao tomar o refrigerante.

18. (CEFET 2006) A figura 1 representa quatro barras metálicas maciças de mesmo volume. Essas barras foram fundidas e, parcelas iguais de suas massas, usadas na construção de novas barras maciças A, B, C, D, mais finas e de diâmetros idênticos, mostradas na figura 2.
                                               
 Os metais 1, 2, 3 e 4 foram usados, respectivamente, na fabricação das barras
A) C, A, B, D.      B) C, B, A, D.      C) B, D, C, A.      D) A, D, B, C.
Na figura 1: Sendo o mesmo volume, o corpo de maior massa terá maior densidade (d4 > d1 > d3 > d2).
Na figura 2: (d = m/V) como a massa é a mesma para cada bloco, aquele que tiver maior densidade terá menor volume  (V4 < V1 < V3 < V2), assim: 4(A); 1(B); 3(C) e 2(D). 

19. (UFPA) Quando um peixe morre em um aquário, verifica-se que, imediatamente após a morte, ele permanece no fundo e, após algumas horas, com a decomposição, são produzidos gases dentro de seu corpo
e o peixe vem à tona (flutua). A explicação correta para esse fato é que, com a produção de gases:
A) o peso do corpo diminui, diminuindo o empuxo.
B) o volume do corpo aumenta, aumentando o empuxo.
C) o volume do corpo aumenta, diminuindo o empuxo.
D) a densidade do corpo aumenta, aumentando o empuxo.
E) a densidade do corpo aumenta, diminuindo o empuxo.
E = μF.v.g. V aumenta e faz E também aumentar. Por isso, o peixe sobe.

20. (UNB)

A figura acima mostra uma residência que é abastecida por uma caixa d’água localizada a 5,0 m de altura em relação ao nível da tubulação da casa. A aceleração da gravidade no local é constante e tem módulo igual a 10 m/s2; a densidade da água à pressão normal e à temperatura de 25ºC é de 1,0 g/cm3 e a transmissão do líquido nos tubos é ideal e sem forças resistivas ou turbulências. Com base nessas informações, é correto afirmar que a variação depressão, em 104 N/m2, da água na tubulação por conta da altura da caixa de água em relação nível da tubulação da casa é igual a
A) 1,0      B) 3,0      C) 5,0      D) 7,0      E) 8,0
Δp = µ.g.H = 1.103.10.5 = 5,0.104 Pa.

21. Considere quatro balanças idênticas sobre as quais estão colocados quatro recipientes, também idênticos, contendo água até a borda em equilíbrio hidrostático. No recipiente sobre a balança 1, há apenas água. Uma esfera flutua na água contida no recipiente sobre a balança 2. Uma outra esfera, menos densa do que a água, encontra-se em repouso,totalmente submersa na água do recipiente sobre a balança 3, presa por um fio ideal ao fundo do recipiente. Uma terceira esfera, mais densa do que a água, encontra-se em repouso, totalmente submersa na água do recipiente sobre a balança 4, presa por um fio ideal a um suporte fixo.

Desprezando-se os volumes dos fios e designando por N1, N2, N3 e N4 as respectivas marcações nas balanças, podemos afirmar que:
A) N1 = N2 = N3 = N4.
B) N2 > N1 > N3 = N4.
C) N2 > N1 > N3 > N4.
D) N1 = N2= N4 > N3.
E) N1 = N2 = N4 < N3.
Na balança 2, o peso da esfera é equilibrado pelo empuxo exercido pela água. PE = Plíq deslocado Portanto: N1 = N2 = Págua contida na balança 1.
Na balança 3, um volume de água foi substituído por igual volume de algo menos denso que a água e o peso do sistema irá diminuir.
N1 = N2 > N3 Na balança 4, a força que a esfera aplica na água e que é transmitida para a balança é igual em módulo ao empuxo(peso do líquido deslocado) e, portanto, N1 = N2 = N4.

22. (UFMG) Um barco tem marcados em seu casco os níveis atingidos pela água quando navega com carga máxima no Oceano Atlântico, no Mar Morto e em água doce, conforme a figura. A densidade do Oceano atlântico é menor que a do Mar Morto e maior que a da água doce. A identificação CERTA dos níveis I, II e III, nessa ordem, é:

A) Mar Morto; Oceano Atlântico; água doce.
B) Oceano Atlântico; água doce; Mar Morto.
C) água doce; Oceano Atlântico; Mar Morto.
D) água doce; Mar Morto; Oceano Atlântico.
E) Oceano Atlântico; água doce; Mar Morto.
Em qualquer situação, como o navio flutua, E = P e, portanto o empuxo é constante porque o peso é considerado constante. Então:
µMORTO.VMORTO.g = µATLAN.VATLAN.g = µA.DOCE.VA.DOCE.g  µMORTO.VMORTO = µATLAN.VATLAN = µA.DOCE.VA.DOCE.
Como µMORTO > µATLAN, logo, VMORTO < VATLAN e, portanto , no Mar Morto o volume imerso deve ser menor do que no Oceano Atlântico, e sabendo que µA.DOCE < µATLAN, assim, VA.DOCE > VATLAN. Podemos concluir que nos meios mais densos a profundidade submersa é menor e nos meios menos densos a profundidade submersa é maior.

23. O famoso quadro ‘Persistência da memória’, de Salvador Dalí (1904-1989), da coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York. Embora não seja possível atribuir intenções ao “método crítico-paranóico” de Dalí, o quadro ilustra vários dos temas discutidos na coluna de hoje, especialmente os relógios “moles” e as formigas, dentro da estrutura de um relógio “duro”. À medida que uma pessoa avança no tempo, a Segunda Lei da Termodinâmica prediz que a entropia de um sistema isolado irá crescer. Assim, é a entropia que dá direção à ’seta do tempo’ e seu aumento age como um tipo de relógio. Sistemas vivos (por exemplo, as formigas) são capazes de reduzir a entropia localmente, graças a um influxo de energia (alimento), desde que a entropia total do sistema aumente progressivamente. 

Podemos concluir que :
I -   A entropia nos mostra que a ordem que encontramos na natureza é fruto da ação de forças fundamentais que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize.
II -  Sem a segunda lei da termodinâmica, tudo seria reversível.
III - Se a qualidade da energia diminui, algo tem de aumentar.
De acordo com o texto, a relação que existe entre a entropia e a segunda lei da termodinâmica não pode ser explicada com qual termo abaixo :
A) Organizar é sempre mais difícil que bagunçar.
B) É impossível então recapturar o passado.
C) Sem trabalho nada acontece espontâneamente.
D) A beleza e a feiúra fazem parte do nosso meio.
E) Tudo que acontece é predestinado.

24. (UFES) Os cozinheiros sabem que um bom pudim deve ser cozido em banho-maria: a fôrma contendo o pudim é mergulhada em um recipiente no qual se mantém água fervendo. A razão física para esse procedimento é que:
A) o cozimento se dá a pressão controlada.
B) o cozimento se dá a temperatura controlada.
C) a água é um bom isolante térmico.
D) o peso aparente do pudim é menor, devido ao empuxo (princípio de Arquimedes).
E) a expansão volumétrica do pudim é controlada.
O cozimento do pudim deve ser feito a uma temperatura próxima de 100 °C. Assim, usa-se a água em ebulição para controlar a temperatura de cozimento.

25. (UMESP-SP) O gráfico abaixo representa a variação da pressão atmosférica (torr) em função dos meses do ano no cume do monte Everest (8 848 m).


Sabendo-se que o aumento da pressão barométrica favorece uma maior concentração de oxigênio no ar, a estação do ano local mais favorável para uma expedição de alpinistas rumo ao cume do monte é:
A) primavera.      B) verão.      C) outono.      D) inverno.      E) inverno sem a presença de tempestades de neve.
Como o aumento da pressão barométrica favorece uma maior concentração de gás oxigênio no ar, o mês mais favorável para a expedição é junho, que no monte Everest corresponde ao verão.