sexta-feira, 7 de novembro de 2014

TB 4 NOVO


01. B
ω = 2π/T; T = 1/f  e V = 2.π.R/T.

Como os períodos são iguais, as velocidades angulares têm que ser iguais (freqüências iguais). Pelo fato de os pontos possuírem raios diferentes, suas velocidades lineares são diferentes.

02. E
Cálculo do comprimento da circunferência de raio 0,4 cm: C = 2πr = 0,8 π cm.
Número de rotações: N = ΔS/C = 15/0,8π = 6 voltas (em 0,3 s)
6 voltas —— 0,3s
x —— 1s
x = 6/0,3 = 20 voltas.

03. A

Sendo R1 o raio da coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, e R2 o raio da coroa localizada no eixo da roda traseira, o maior número de voltas por pedalada, para a roda traseira,requer: R1/R2 = máximo possível .

04. A
I. Para não haver deslizamento da correia, os pontos da periferia das polias têm a mesma velocidade linear e velocidade angular diferente.
II. Se as polias tem raios iguais, logo a velocidade angular é a mesma.
III. A furadeira está ligada à polia de maior raio, como a frequência de rotação é inversamente proporcional ao raio da polia, concluí-se que a frequência da broca é menor que 12 Hz. (f1.R1 = f2.R2)

05. E

R = D/2 = 0,8.10-3 m, logo: V = ω.R  0,2 = ω.0,4.10–3   ω = 500 rad/s.

06. E
v = 2πRf = 2(3,1).(6.10–2).(0,25) v = 9,3 × 10–2 m/s.

07. D
Sabemos que a bicicleta terá maior velocidade quando acoplarmos a maior coroa (a de 49 dentes) à menor catraca (a de 14 dentes). Como as duas estão unidas por uma correia, as suas velocidades lineares são iguais. Assim, temos:

VC = VR ωR/ωC = RC/RR = 49/14.

08. C
Papai-Noel está sob a ação de duas forças:
P = peso
FN = reação normal da balança
As forças P e FN , embora tenham a mesma intensidade (150 N), mesma direção (vertical) e sentidos opostos, não constituem entre si um par ação-reação, pois estão aplicadas em um mesmo corpo (o de Papai-Noel).

09. B
a) (F) Todos os corpos que estiverem dentro do carro estarão sujeito às ações da inércia.
b) (V) A tendência inercial de todos os corpos que estão dentro do carro é continuar o movimento.
c) (F) O cinto de segurança tem a função de impedir que o corpo continue o movimento, ou seja, que ele não seja projetado para frente numa colisão ou desaceleração brusca.
d) (F) O atrito não tem relevância na tendência inercial dos corpos nessa questão.

e) (F) O cinto de segurança, conforme já falamos, serve para minimizar os danos de uma colisão.

10. C
FR2 = (490 – 450)2 + (50 – 20)2  FR2 = (40)2 + (30)2  FR2 = 2500  FR = 50 N.

11. B

12. A
F = K.Δx 10,0 = K . 0,20 K = 50,0 N/m.

13. C
A terceira lei de Newton (lei da ação e reação) estabelece que as forças de ação e reação tem o mesmo módulo.

Da segunda lei de Newton, FR = m.a, temos a = FR/m (I). Como o módulo da resultante das forças exercidas em cada um dos veículos durante a colisão é o mesmo, da expressão (I) concluímos que o veículo de menor massa (a moto) sofrerá maior aceleração.

14. C
1otrecho – movimento acelerado com aceleração cons­tante e positiva e consequentemente a força também será constante e "positiva", para indicar que está agindo no sentido do movimento.
2o trecho – velocidade constante → a = 0 → F = 0

3o trecho – movimento retardado com aceleração cons­tante e negativa e consequentemente a força também será constante e negativa.

15. E
a = F/Σm = 140/(65 + 5) = 140/70 = 2 m/s2.

T = mCHICÓ.a = 65.2 = 130 N.